APLICATIVO HAND TALK USADO COM CRIANÇAS SURDAS EM SALA DE AULA

Nome: ANA PAULA FERREIRA                                         RU: 1155507

Nome: JOCIELE DA SILVA JARDIM                                  RU:1155515

Nome: TATIANI DOMINGUES SOLIM DE SOUZA          RU: 1228763

Nome: VALQUIRIA DE ALMEIDA CAVALINI MOIA        RU: 1177846

 

Polo – Altônia- Pr

Data: 27/08/2017

HAND TALK

Fonte: http://www.revistadue.com.br/hand-talk-e-finalista-do-premio-empreendedor-social-realizado-pela-folha/

Alguns jovens desenvolvem uma ferramenta HAND TALK um aplicativo para celular que busca auxiliar o acesso à escola dessas crianças e jovens. O HAND TALK, é vencedor do prêmio wsa-mobile, promovido pela ONU, é um aplicativo que pode ser usado em tablets e celular que traduz em tempo real, qualquer palavra ou frase, em português, para libras. Para Ronaldo Tenório, um dos fundadores dessa ferramenta, o uso dessa tecnologia pode ser um passo para o acesso de crianças com deficiência auditiva nas escolas. Esse aplicativo além de auxiliar no processo de inclusão de jovens com deficiência auditiva, essa tecnologia permite um aprendizado em duas vias. A plataforma é útil para os alunos surdos para que eles possam frequentar a escola de maneira adequada. Está solução implementas nas escolas, além de estimular os alunos surdos, será incentivo aos colegas aprenderem libras e ter uma boa amizade entre eles.

 

INCLUSÃO VAI ALÉM DAS PRATICAS DA SALA DE AULA

O aplicativo pode ser utilizado na matéria de história com a função de traduzir textos, frases e palavras. O HAND TALK foi criado com o intuito de ajudar e melhorar a interação entre professores e alunos com deficiência auditiva proporcionando entre ambos uma forma de melhor aprendizagem.

A escola pode utilizar o HAND TALK da seguinte maneira através de tablets e celulares que possam traduzir imediatamente tudo que for pedido. Este aplicativo traduz do português para libras, palavras, frases e textos.

O mesmo tem um personagem com a função de auxiliar e ajudar o professor na tradução seu nome é Hugo. Hugo funciona da seguinte maneira no celular ou tablete, a pessoa que estará utilizando esse aplicativo poderá escrever ou gravar áudios, através das suas funções oferecidas do mesmo tendo suas respostas em tempo real.

O professor para trabalhar e obter um bom sucesso com essa ferramenta é preciso ter uma formação adequada referente ao curso de libras. Cabe a escola ter um diálogo com os pais ou responsáveis dos alunos para explicar um pouco sobre o uso dessa tecnologia, buscando e inserindo na escola a participação dos mesmo em relação a aprendizagem de seus filhos.

O HAND TALK é um aplicativo de acesso gratuito, para ajudas as pessoas menos favorecidas com a deficiência auditiva a ter um estudo de qualidade e de igualdade para todos. Este aplicativo pode ser trabalhado com crianças, adolescentes, jovens e adultos de todas as idades.

Para finalizar poderá ser alcançado um desenvolvimento e aprendizagem de qualidade com objetivo de ajudar pessoas surdas a terem um estudo digno e adequado. Suas vantagens e de ajudar a todos que precisam e sua desvantagem é de que todos tenham que ter um celular ou tablete para o acesso do aplicativo, pois não são todas as pessoas que possuem essa ferramenta nem todos tem condições financeiras. Mas o aplicativo é um bom incentivo para todos.

REFERENCIA:

http://porvir.org/jovens-desenvolvem-tecnologias-para-acessibilidade/ Acesso em: 04 jul. 2016.

 

IMG_0736(1)

Anúncios

Autor: uninteraltonia

UNINTER Universidade em Altônia, Paraná Endereço: R. da Bandeira, 204 - Centro, Altônia - PR, 87550-000 Telefone: (44) 3659-3944

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s